Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

   

   Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com os alimentos e a qualidade dos ingredientes que ingerem. Nesse sentido, a indústria alimentícia também está sempre em busca de novidades para atender a essa demanda. Com isso, um produto que tem feito muito sucesso é um adoçante encontrado nas frutas e vegetais, e de baixa caloria. Mas mesmo com a fama nos últimos tempos, nem todo mundo sabe o que é xilitol.

   De forma geral, o xilitol é um substituto natural para o açúcar, com inúmeras vantagens, como o fato de ser menos calórico e poder ser usado em altas temperaturas, como na preparação de receitas. Ou seja, ele é tanto indicado para quem está preocupado em seguir uma dieta com menos calorias como para quem quer encontrar uma alternativa para substituir o açúcar refinado nas receitas, por exemplo.

Para você que quer saber mais sobre o assunto, abaixo, explicamos mais sobre os benefícios do xilitol e como ele vem sendo usado. Confira!

 

O que é xilitol?

 

   O xilitol é considerado um adoçante natural que vem das fibras de frutas e vegetais, porém, o mais comum é que a indústria alimentícia o extraia do milho. Apesar de sua aparência se assemelhar ao açúcar, o xilitol tem cerca de 40% a menos de calorias, quando comparado a esse adoçante mais tradicional. Além do mais, o xilitol é considerado de baixo índice glicêmico, o que já o torna uma melhor opção para os diabéticos.

   No entanto, quando o assunto é saúde, é sempre bom consultar o seu médico de confiança para se certificar sobre o que você pode ou não consumir. Hoje, o xilitol é comumente encontrado em diversos produtos, como gomas de mascar, balas, doces e alimentos dietéticos. Além disso, pode ser encontrado nas lojas também em pó, como se fosse o açúcar tradicional, o que é perfeito para o uso em casa.

 

Quais são os benefícios do xilitol?

 

   Quando comparado ao açúcar refinado, o xilitol traz muito mais vantagens, ainda mais considerando que o açúcar não oferece nenhum benefício à saúde de quem o consome. No entanto, é sempre bom lembrar que tudo, até mesmo bons ingredientes, deve ser consumido com moderação.

Entre os principais benefícios do xilitol, podemos destacar os seguintes:

  • tem muito menos calorias quando comparado ao açúcar branco refinado;
  • não aumenta os níveis de açúcar no sangue;
  • pode ser usado nas dietas que têm como objetivo a diminuição de peso;
  • as gomas adoçadas com xilitol são recomendadas pelos dentistas porque ajudam a prevenir cáries;
  • alguns estudos apontam que o xilitol também ajuda a reduzir chances de infecções no ouvido, nariz e boca;
  • quando comparado ao adoçante aspartame, o xilitol também é considerado superior, por não deixar gosto residual na boca. Além do mais, o aspartame não pode ser aquecido a altas temperaturas;
  • o xilitol também estimula a produção de colágeno na pele;
  • pode ser usado em preparos culinários;
  • tem sabor idêntico ao açúcar.

   Viu só como não faltam benefícios oferecidos pelo xilitol? Quando pensamos em um adoçante para substituir o açúcar branco, estamos em busca de algo com menos calorias, que não deixe o gosto amargo na boca como alguns adoçantes, que pode ser usado para cozinhar e não tenha contraindicações, não é mesmo? A boa notícia é que o xilitol reúne todas essas qualidades e ainda oferece muitas outras. 

 

Como o xilitol pode ser usado?

 

   De forma geral, a recomendação é usar o xilitol na mesma proporção em que você está acostumado a usar o açúcar comum. Então, se você usar uma colher de chá para adoçar o cafezinho, continue com essa mesma medida ao usar o xilitol, lembrando sempre de não exagerar no consumo diário tanto do açúcar quanto do xilitol.

   Ele pode ser adicionado tanto a bebidas quentes quanto a frias, como cafés, chás, sucos e vitaminas. Quanto às receitas, também não há restrições, inclusive, você pode fazer bolos, tortas e doces em geral usando o xilitol. No entanto, vale ressaltar que, quando consumido em excesso, o produto pode ter efeito laxativo.       Então, a dica é nunca ultrapassar 60 gramas por dia. Além disso, o importante é sempre seguir as recomendações do seu médico.

   Com a popularização desse adoçante, hoje, ele é facilmente encontrado em diferentes estabelecimentos comerciais, inclusive, você já consegue encontrar xilitol online. Há várias marcas e preços diferentes também, então, vale a pena sempre pesquisar para encontrar o melhor custo-benefício para o seu bolso.

 

Para quem o xilitol é indicado?

 

   O xilitol não é indicado apenas para quem está em busca de perder peso, já que seu teor calórico é baixo. Pelo contrário, ele pode ser usado por quem está à procura de uma alternativa para o consumo do açúcar branco ou mesmo dos outros tradicionais adoçantes, que nem sempre têm um sabor agradável.

   Em geral, ele não tem contraindicações, e as pesquisas recentes têm relacionado ao xilitol inúmeros benefícios clínicos, como os que já citamos acima. Uma outra dica: além de não se exceder no consumo do adoçante, tente não ingerir grandes porções de xilitol ao mesmo tempo, pois, nessa situação, ele também poderá causar alguns desconfortos intestinais. 

 

Como fazer receitas usando o xilitol?

 

   Receitas para dietas low carb e mesmo para diabéticos são alguns dos principais usos do xilitol, mas é claro que mesmo que você que não se enquadre em nenhuma dessas duas situações também pode usá-lo nas receitas. Bolos, leite condensado, sorvete, pão de ló, pudim, crumble, tortas de frutas, crepes, bolinhos, cookies, milk-shakes, mousses e geleias são apenas algumas das incontáveis receitas em que você pode facilmente substituir o açúcar refinado pelo xilitol.

   De fato, o xilitol é um produto versátil e que cada vez mais vai se tornando popular. A dica é que você esteja por dentro dessas novidades para sempre produzir suas receitas de acordo com as novas demandas dos consumidores e, assim, mantenha o seu negócio constantemente atualizado.

 

Se você gostou deste post sobre o que é xilitol, aproveite para conhecer nossa loja online e descobrir toda a variedade de produtos que temos à sua disposição!