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Leitura de rótulos

 

Orientação importantíssima no processo de reeducação alimentar é a leitura de rótulos de produtos alimentares!

 

Não acreditem no que está em evidência na embalagem;

O primeiro ingrediente da lista de ingredientes é o que mais tem no produto (a lista é apresentada em ordem decrescente);

Açúcar evite aqueles produtos que têm o açúcar no começo da lista e, ainda mais, repetido diversas vezes! Prefira opções sem açúcar, adoçadas com Xilitol, contamos um pouco nesse outro artigo.

Lembrando que o açúcar pode vir com nomes diferentes como xarope de glicose, açúcar invertido, entre outros!

Gordura trans aos fabricantes é permitido colocar no rótulo do produto “zero” de gordura trans na porção quando essa quantidade é menos que 0,2g. Portanto sempre leia a lista de ingredientes e se lá você ler “gordura vegetal hidrogenada” tem, SIM, gordura trans! E se você consumir mais que uma porção (geralmente bolachas são duas unidades) está consumindo gordura trans... e ela é tão prejudicial que não existe uma recomendação de consumo seguro. O consumo seguro dela é zero! 

Fibras para um alimento ser “fonte de fibras” deve conter pelo menos 2,5g por porção ou 3g em 100g/100ml do produto! Fique atento!

Evite os produtos com uma lista muito longa (quanto menos ingredientes, melhor);

Também sugiro evitar produtos com ingredientes com nomes que você nunca ouviu falar!

Portanto: verifique a rotulagem, leia SEMPRE a lista de ingredientes  principalmente se você possui algum problema de saúde que deva evitar algum alimento ou componente de alimento/produto em especial! 

 

Nossos posts e artigos são produzidos em colab com nutris parceiras.

 

Nutricionista Bruna Couto | CRN-3/32.369